Jornal Correio Braziliense

Politica

TCU vai criar auditoria para apurar 'inércia' federal na crise hídrica

Tribunal investigará a atuação da Agência Nacional de Águas e do Ministério do Meio Ambiente. Especialistas acreditam que os problemas no abastecimento têm potencial para definir votos de indecisos

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) vão criar uma auditoria para apurar uma ;possível inércia; na atuação da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na crise hídrica vivida pelo país. A proposta de fiscalização, aprovada na tarde de ontem, foi feita pelo ministro substituto André Luiz Carvalho. Ele alega que a falta de água não se resume apenas a São Paulo, tendo reflexos também em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.



No requerimento pedindo a instauração da auditoria, André Luiz Carvalho citou a baixa do Sistema Cantareira, em São Paulo, para 3,3% da capacidade, a forte redução do volume d;água do Rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, e a situação de emergência decretada em 159 cidades de Minas Gerais por conta da estiagem. Também foi citado o fato de a principal nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas, ter secado.

;O interesse predominantemente nacional, pautado pela ocorrência da seca e do esgotamento dos recursos hídricos em mais de uma unidade da Federação, fixa a competência da União, como ator principal, para a solução dessa crise hídrica, notadamente, as competências do MMA e da ANA;, justificou o ministro.

A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique .