Jornal Correio Braziliense

Politica

Meire Poza começa a prestar depoimento na CPMI da Petrobrás

A contadora Meire Poza, que prestava serviços de contabilidade para o doleiro Alberto Youssef, já se encontra na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Petrobras para prestar depoimento. Meire alegou estar disposta a falar sobre seus depoimentos ; que já foram tornados públicos ; à Polícia Federal, na Operação Lava-Jato, mas explicou que não tem informações sobre o escândalo da Petrobras.



Ao iniciar a sessão, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) questionou a necessidade de a sessão ser secreta para que a contadora se sentisse mais ;à vontade; para passar as informações fornecidas aos investigadores. Houve discussão do assunto, mas o senador Gim Argello (PTB-DF) alegou não haver quorum suficiente para deliberar. Há menos de 17 parlamentares na sessão no momento.

Esta é a segunda vez que Meire Poza presta depoimentos no Congresso. A primeira foi em 13 de agosto, mesmo dia em que o ex-governador Eduardo Campos (PSB) morreu em uma acidente aéreo em Santos, litoral paulista. À época, a sessão no Conselho de Ética, durante processo que investigava o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA). Após o anúncio da morte de Campos, a sessão acabou suspensa.

Os parlamentares esperam que ela ajude a elucidar como funcionava o esquema de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro do qual participavam o doleiro e o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. Eles já conhecem o teor das informações prestada por ela ao juiz Sérgio Mouro, da 13; Vara Federal de Curitiba.