A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá um debate com candidatos à Presidência da República na noite desta terça-feira (16/9). Dos presidenciáveis, Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Marina Silva (PSB) e pastor Everaldo (PSC) confirmaram a presença.
[SAIBAMAIS]O debate será realizado no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho, no Santuário Nacional de Aparecida em São Paulo e será transmitido por oito emissoras de inspiração católica, 230 rádios e portais católicos.
Com duração de duas horas, o encontro terá plateia composta por bispos convidados, além de padres e presença de autoridades. O mediador do debate será o jornalista Rodolpho Gamberini, recém contratado pela Rede Aparecida de Comunicação. O programa chegará a mais de 70 milhões de eleitores em sinal aberto, segundo a CNBB.
Serão cinco blocos e uma estimativa de pelo menos duas horas de debate. No primeiro bloco, os convidados irão responder a uma única pergunta elaborada pela presidência da CNBB, em ordem já definida por sorteio na presença dos representantes dos partidos. Cada candidato terá dois minutos para resposta.
Já no segundo bloco, os candidatos vão responder a perguntas propostas pelos bispos indicados pela CNBB, abordando temas como saúde, educação, habitação, reforma agrária, reforma política e lei do aborto.
No terceiro bloco, os candidatos irão responder a perguntas de jornalistas das mídias católicas. O quarto bloco será de embate entre os postulantes à presidência. O último bloco será dedicado às considerações finais dos convidados.