Jornal Correio Braziliense

Politica

Saúde pública é prioridade para a maioria dos eleitores, aponta Ibope

O próximo presidente deve centrar esforços em melhorar os serviços nesse setor para 51% dos entrevistados

A pesquisa CNI-Ibope de intenção de voto para a Presidência da República revelou as prioridades do eleitorado para o futuro Presidente da República, seja ele qual for. Para 51% dos entrevistados, o novo governo deve centrar esforços em melhorar os serviços de saúde.

Outros 32% acreditam que a educação deve ser priorizada, e 27% pedem foco no combate à violência e à criminalidade. O aumento do salário mínimo (26%) e a redução de impostos (24%) completam as cinco primeiras posições no ranking de prioridade do eleitorado.

A pesquisa revelou um empate técnico no segundo turno entre a candidata Marina Silva (PSB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) . A ex-senadora aparece com 43% das intenções de voto contra 42% da atual chefe de Estado. No primeiro turno, Dilma é a melhor colocada (39%), em segundo vem Marina (31%) e Aécio Neves (15%).

Mais prioridades

Ainda sobre as prioridades para o novo governo, foram citados itens como a geração de empregos (19%), o controle da inflação (19%), a redução dos gastos públicos (18%) e o combate à corrupção (18%).

Por fim, completam a lista o combate às drogas (12%), a ampliação do combate à pobreza (10%), dos programas de moradia (9%) e dos programas sociais, como o Bolsa Família (7%).