Jornal Correio Braziliense

Politica

Ministro Ricardo Lewandowski toma posse como presidente do Supremo

Lewandowski assume depois da saída de Joaquim Barbosa, que se aposentou em 31 de julho

O ministro Ricardo Lewandowski tomou posse, na tarde desta quarta-feira (10/9), como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ficará dois anos no cargo. A posse foi prestigiada por representantes dos Três Poderes, amigos e parentes do ministro.

[SAIBAMAIS]Entre os presentes, estavam a presidente Dilma Rousseff (PT), o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Lewandowski foi eleito em 13 de agosto em votação que respeitou a tradição da Corte, que sempre escolhe o ministro mais antigo do STF que ainda não foi presidente. A ministra Cármen Lúcia foi eleita vice-presidente, também seguindo o mesmo ritual. Depois do mandato de Lewandowski, ela deve ser eleita presidente do STF.



O ministro assume depois da saída de Joaquim Barbosa, que se aposentou voluntariamente em 31 de julho. Aos 59 anos, Barbosa poderia ter continuado na Corte ate os 70, idade na qual os ministros são aposentados compulsoriamente. Em sua última sessão na Corte, em 1 de julho, Barbosa disse que deixava o STF com "alma leve" e por "livre arbítrio". Ele disse que já havia ficado 11 anos no Supremo e defendeu a renovação no tribunal.