Jornal Correio Braziliense

Politica

PT quer tirar do ar vídeo falso em que Lula pede votos para Marina

O partido pede ao Google que exclua montagem feita com gravação do petista em apoio à candidata da legenda em Goiás

[VIDEO1]


Preocupado com a ascensão de Marina Silva (PSB) na corrida presidencial, o PT convocou, na tarde desta quinta-feira (28/8), coletiva de imprensa para desmentir vídeo em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece estar pedindo voto para a ex-senadora. A gravação começou a circular na manhã de hoje. ;Tenho certeza de que ela é hoje a candidata mais preparada para ajudar a combater as desigualdades sociais;, diz o petista.

A legenda do vídeo, no entanto, revela a montagem feita com a gravação de Lula. Na transcrição da fala de Lula, a frase aparece completa: ;Tenho certeza de que ela é hoje a candidata mais preparada para ajudar a combater as desigualdades sociais em Goiás;. O petista havia gravado, na verdade, mensagem de apoio à candidata do PT ao Senado em Goiás, Marina Santana.

[SAIBAMAIS]

O PT pediu ao Google para retirar do ar o vídeo, que aparece com a logomarca da campanha de Marina Silva. Na entrevista, o presidente da legenda, Rui Falcão, evitou atribuir a autoria ao PSB. "Eu, como tenho princípio de boa fé, não acuso ninguém. Acho que as pessoas são inocentes, até provem o contrário. É um princípio universal nem sempre usado aqui no Brasil", disse Falcão.

Falcão diz que a campanha entrará com representação na Justiça Eleitoral por propaganda eleitoral irregular para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apure a autoria do vídeo. O PT quer ainda que o Ministério Público Eleitoral investigue o caso por suposta houve prática de falsidade ideológica.

Sobre a ascensão de Marina nas pesquisas de intenção de voto, em que aparece em 2; lugar, o presidente do PT disse que confirma que as eleições vão ter segundo turno.