Jornal Correio Braziliense

Politica

Lideranças indígenas se reúnem com presidentes da Câmara e do Senado

Eles conversaram sobre a PEC 215, que prevê que a demarcação de terras será feita pelo Congresso Nacional e não mais pelo Executivo

, os índios protagonizaram uma cena histórica ao ocuparem o plenário da Câmara, interrompendo uma sessão da Casa em protesto contra a PEC 215. Na época, o presidente da Câmara se comprometeu a adiar por seis meses as votações, que voltaram no fim do ano passado. A PEC é considerada inconstitucional pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e pelo procurador da República, Rodrigo Janot, que já se manifestaram diversas vezes sobre o assunto.

[SAIBAMAIS]Sobre a manifestação dessa terça-feira (27/5), as lideranças indígenas alegaram que havia um para que o protesto chegasse até o Estádio Mané Garrincha de forma pacífica. Ainda segundo os índios, na altura da Torre de TV, no entanto, o acordo foi quebrado com a presença da cavalaria, que impediu a marcha.



A Coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, ressaltou que a Copa do Mundo não é o objetivo principal da semana de mobilizações indígenas em Brasília, mas que eles participaram do ato para se mostrarem solidários pelos movimento sociais.