Parentes de vítimas de acidentes no trânsito, provocados por motoristas alcoolizados, participaram da Reunião Ordinária da Comissão de Viação e Transportes, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (27/5). Eles pediram por mudanças na Código de Trânsito Brasileiro.
A Comissão visa fazer alterações na Lei n; 9.503, de 23 de setembro de 1997, sobre a tolerância do índice de álcool ingerido e tornar as punições mais rigorosas para o condutor alcoolizado. Um dos Projetos de Lei da deputada Gorete Pereira (PR-CE) discutidos propõe a volta dos índices de alcoolemia para atestar a infração ou crime.
O outro PL, da deputada Keiko Ota (PSB-SP), apesar de endurecer as penas, revoga os artigos 165, 276 e 277. Especialistas que participaram da reunião acreditam que as duas propostas ainda precisam ser melhor discutidas.
As família das vítimas saíram do Plenário 9 com a sensação de que um longo caminho ainda precisa ser percorrido até que o Poder Legislativo consiga elaborar leis mais eficazes dos que as que vigoram atualmente.
(Com informações de Adriana Bernardes)