[SAIBAMAIS]O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou na terça-feira (1;/4) a criação de uma CPI da Petrobras, para investigação das denúncias de irregularidades na empresa, na compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. ;Da investigação dos fatos em si nós não temos que ter medo, temos que enfrentar, é da vida. Quantas CPIs nós já enfrentamos ao longo desses anos, quantas vezes nós fomos ao Congresso fazer longos depoimentos, isso é da democracia;, argumentou Carvalho.
A CGU anunciou, nessa quarta-feira (2/3), que também vai apurar as denúncias sobre a Petrobras. O objetivo da sindicância é, segundo o órgão, ;aprofundar a apuração interna feita no âmbito da Petrobras;. A investigação da controladoria tem prazo de 30 dias e pode ser prorrogada.
Já a apuração da Petrobras, conforme a própria empresa anunciou na segunda-feira (31), não encontrou indícios de suborno. A empresa informou que o relatório final da investigação será encaminhado à CGU, ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério Público Federal e que estão sendo fornecidas aos órgãos públicos e aos órgãos de controle, todas as informações e documentos sobre o processo de compra da Refinaria de Pasadena.