Jornal Correio Braziliense

Politica

Corregedor analisa irregularidades no Poder Judiciário da Bahia

Depois de o CNJ afastar o presidente do TJ da Bahia, corregedor afirma que uma intervenção na Corte é uma das soluções possíveis

As inúmeras irregularidades verificadas durante sindicância no Poder Judiciário da Bahia acenderam um sinal de alerta no corregedor nacional de Justiça, Francisco Falcão, que aponta para uma situação de ;total falta de controle; na Corte baiana. Falcão avalia que os problemas são tantos que a solução seria uma intervenção no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O primeiro ato adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a desordem apontada pelo corregedor foi o afastamento do presidente do tribunal, desembargador Mário Alberto Simões Hirs.

[SAIBAMAIS]Em decisão tomada em plenário na terça-feira, o CNJ abriu processo disciplinar e afastou dos respectivos cargos de desembargador Mário Hirs e a ex-presidente do TJBA Telma Laura Silva Britto. Ambos são suspeitos de cometerem irregularidades no cálculo e no pagamento de precatórios, que são dívidas públicas reconhecidas pela Justiça. Eles ficarão afastados do tribunal até a conclusão do procedimento instaurado pelo CNJ, o que deve levar pelo menos cinco meses.



A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.