O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou nesta segunda-feira (14/10) que a partir de novembro vai disponibilizar para todos os órgãos do governo um novo sistema de e-mails que ajudará a inibir qualquer tipo de espionagem.
Atualmente, menos de 20% dos computadores do governo utilizam programas que podem ser controlados pelo Serpro e, portanto, menos suscetíveis a invasões.
O anúncio surge após a presidente Dilma Rousseff se reunir com o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, na semana passada. Na ocasião, ela se mostrou preocupada com a segurança e o sigilo das informações recebidas e enviadas por ela via e-mail.
A implantação do novo programa começará pela Presidência da República, a pedido de Dilma. Em seguida, se estenderá por órgãos das administrações direta e indireta, além das autarquias. A expectativa é que até o fim do primeiro semestre de 2014, 100% do governo esteja com o programa instalado.
O presidente do Serpro disse que o sistema de e-mails é "altamente seguro", mas ponderou que em tecnologia é impossível falar em "100% seguro". "Talvez um geniozinho de 14 anos tenha pensado alguma coisa que não pensamos", comentou Mazoni.
De todo modo, com o novo sistema, o Serpro garante ter a possibilidade de detectar tentativas de invasão ou espionagem, algo que atualmente - com provedores estrangeiros - não é possível.