O presidente da Câmara ressaltou ainda que a ;Constituição Cidadã; consagrou a liberdade de imprensa, de manifestação e de opinião, acabou com a censura e restabeleceu o direito de expressão, de organização e o voto direto. ;A Carta deu um basta à discriminação das minorias e exigiu a igualdade entre homens e mulheres no trabalho e em todos os setores;.
Henrique Alves acrescentou que a Constituição, nessas duas décadas e meia, consolidou as instituições, e conseguiu administrar problemas, como o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, controlar a inflação e modernizar a economia. ;Tudo isso [ocorreu] sem rupturas nem esgarçamento do tecido social.; Em homenagem ao presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, Henrique Alves disse que ;o peemedebista fez da Constituição a razão de viver;.
Na cerimônia, que também participam a presidente Dilma Rousseff e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, será entregue a Medalha Assembleia Nacional Constituinte a parlamentares e colaboradores que participaram da elaboração da Constituição. Cunhadas em ouro, prata e bronze pela Casa da Moeda do Brasil, as medalhas serão entregues às presidências da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da República e do Supremo Tribunal Federal.