Jornal Correio Braziliense

Politica

Primeiro-ministro reconhece derrota nas eleições municipais de Portugal

Partido social-democrata (PSD, centro-direita) do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho perdeu o controle de Porto, grande cidade do norte do país

Lisboa - Os partidos da coalizão de governo de direita perderam terreno neste domingo (29/9) nas principais cidades de Portugal nas eleições municipais, enquanto a oposição socialista conservou a capital Lisboa, segundo as primeiras projeções. O partido social-democrata (PSD, centro-direita) do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho perdeu o controle de Porto, grande cidade do norte do país, onde o candidato independente Rui Moreira se impôs frente ao candidato do PSD Luis Filipe Menezes e o socialista Manuel Pizarro.



O primeiro-ministro reconheceu a derrota na noite deste domingo de seu partido. "Nosso objetivo era continuar sendo a maioria em número de municípios, mas isso não aconteceu", declarou Passos Coelho, felicitando o partido socialista por sua "importante vitória".

Rui Moreira, que contou com o apoio do CDS (conservadores), membro da coalizão no poder desde 2011, conquistou 40% dos votos contra 25% para Menezes e 24% para Pizarro. O atual prefeito socialista de Lisboa, Antonio Costa, foi reeleito para um terceiro mandato com ampla vantagem frente a seu rival Fernando Seara.

Costa, de 52 anos, obteve 55% dos votos, contra 24% para Seara, segundo pesquisa realizada pela universidade católica para a televisão pública RTP. Estas primeiras projeções foram confirmadas por pesquisas realizadas pela rede de televisão privada SIC. Não foram divulgadas estimativas a nível nacional.

O PSD perdeu também a prefeitura de Sintra, município nas proximidades de Lisboa. Cerca de 9,5 milhões de eleitores foram convocados às urnas este domingo para escolher seus representantes em 308 municípios.