O Senado quer ouvir nos próximos dias a presidenta da Petrobras, Graça Foster, e os ministros Celso Amorim (Defesa), Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) e José Elito (Gabinete de Segurança Institucional) para discutir as denúncias de espionagem à petrolífera. A presidenta da Agência Nacional de Petróleo, Magda Chambriard, também será convidada. O requerimento para o convite das autoridades foi aprovado nesta terça-feira (10/9) pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Reportagem exibida pelo Programa Fantástico, da TV Globo, no domingo (8/9), revelou que documentos da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos apontam que a Petrobras foi espionada. Na última segunda-feira (9/9) a presidenta Dilma Rousseff, divulgou uma nota dizendo que, "se forem confirmados os fatos veiculados pela imprensa, fica evidenciado que o motivo das tentativas de violação e de espionagem de dados do Brasil, que agora têm como alvo a Petrobras, não é a segurança ou o combate ao terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos".
;Por estarmos às vésperas da licitação do maior campo de petróleo da área do pré-sal, no caso do Campo de Libra, faz-se extremamente necessária a presença dos convidados para que explicitem aos representantes do Poder Legislativo quais medidas estão sendo tomadas para proteger os dados estratégicos a respeito do evento;, diz o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) na justificativa do requerimento. O leilão está marcado para 21 de outubro.