[SAIBAMAIS]O Itamaraty comunicou que o Encarregado de Negócios do Brasil em La Paz, ministro Eduardo Saboia, será chamado a Brasília para prestar esclarecimentos. O MRE assegurou que tomará todas as medidas administrativas e disciplinares em relação ao caso. Na nota oficial, o Itamaraty ressaltou que só foi informado no sábado que Roger Pinto estava em território brasileiro.
Ao chegar ao Brasil, o senador agradeceu às autoridades brasileiras. Ele saiu da embaixada sem o salvo-conduto do governo boliviano, que é o documento obrigatório para deixar o país. Roger Pinto deixou o local clandestinamente no carro do ministro Eduardo Saboia. O caso pode provocar uma grave crise diplomática entre os dois países. Ontem, a Bolívia confirmou a vinda do senador e o tratou como fugitivo.
O senador Ricardo Ferraço criticou a postura do Itamaraty. ;Se o ministro Eduardo Saboia for punido, será um equívoco. Ele tomou uma iniciativa humanitária, que preserva a autonomia da diplomacia brasileira e os tratados que o Brasil tem assinado de respeito aos direitos humanos. Ele não pode ser punido. Ele tem que ser homenageado;, comentou o parlamentar, em entrevista ao Correio.
[VIDEO1]
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .