Se o ex-presidente Lula disputasse a eleição presidencial de 2014 contra Marina Silva (sem partido), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) ele receberia 41% dos votos dos eleitores, segundo aponta uma pesquisa nacional feita pelo Ibope em parceria com o jornal Estado de S. Paulo. Nesse cenário, a Marina teria 18%, Aécio 12% e Campos 3%. No entanto, se o candidato do PT fosse a presidente Dilma Rousseff, ela teria 30% dos votos, contra 22% de Marina, 13% de Aécio e 5% de Campos.
Numa segunda hipótese, com a entrada do presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa para disputar o pleito, Lula teria 39%, Marina 17%, Aécio permaneceria com 12%, Barbosa ficaria com 6% e Campos cairia para 3%.
Se Dilma substituísse Lula nessa hipótese, a preferência do eleitorado ficaria assim: Dilma (29%), Marina (21%), Aécio (12%), Barbosa (6%) e Campos (5%).
Outro número que chamou a atenção foi a de pessoas que votariam branco ou nulo, refletindo o atual descontentamento dos eleitores com a classe política. Segundo a pesquisa, 18% do eleitorado não votaria em ninguém.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 de julho com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais de idade em 140 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.