Jornal Correio Braziliense

Politica

Aprovado convite para ouvir autoridades sobre esquema de espionagem dos EUA

CRE aprovou requerimentos convidando autoridades a prestar esclarecimentos sobre o monitoramento de comunicações eletrônicas e ligações telefônicas no Brasil

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta terça-feira (9) requerimentos convidando autoridades a prestar esclarecimentos sobre o esquema de espionagem montado pelos Estados Unidos, a partir do monitoramento de comunicações eletrônicas e ligações telefônicas no Brasil, conforme matéria publicada pelo jornal O Globo, no último domingo (7).

Já em Plenário, o presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) comunicou que está confirmada a presença do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e do chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira, que confirmaram presença no Senado nesta quarta-feira (10), às 14h30, para falar sobre as providencias a serem adotadas pelo governo brasileiro no episódio.

Os requerimentos aprovados na CRE também convidam para falar sobre as denúncias de espionagem os ministros Celso Amorim (Defesa) e Paulo Bernardo (Comunicações), além do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, e o colunista do jornal inglês The Guardian, o norte-americano Glenn Greenwald, que obteve os documentos divulgados pelo jornal brasileiro.

Ao todo, nove requerimentos foram aprovados na comissão, além de voto a ser encaminhado à Presidência da República em que a CRE manifesta apoio a um eventual pedido de asilo ao governo brasileiro por Edward Snowden. O ex-técnico de uma empresa contratada pela National Security Agency (NSA), do governo norte-americano, revelou ao mundo o esquema de espionagem e aguarda asilo internacional em um aeroporto da Rússia. Ele também repassou as informações divulgadas por Glenn Greenwald, que reside no Brasil há oito anos.