Jornal Correio Braziliense

Politica

Comissão do Senado aprova projeto que reduz tarifas de transporte público

A redução das tarifas é uma das principais reivindicações das manifestações populares que tomaram as ruas do país

Em resposta às reivindicações dos manifestantes que foram às ruas nas últimas três semanas em diversas cidades do país, o Senado acelerou a tramitação de um projeto de lei que trata da redução do preço das tarifas de ônibus. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa aprovou na manhã desta terça-feira (2/7) a proposta que baixa em até 15% o preço das passagens. A matéria ainda tem pontos que trazem melhorias ao transporte coletivo brasileiro. Como foi alterada pelos senadores, retorna agora à Câmara.

O texto institui o Regime Especial de Incentivos ao Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Reitup) para reduzir os preços das passagens mediante isenções de impostos e contribuições federais, estaduais e municipais. A União já promoveu desonerações fiscais, como a redução a zero do PIS/Pasep e da Cofins na aquisição de óleo diesel para ônibus, de energia elétrica para operação de metrôs e de veículos.



A proposta ainda obriga as autoridades púbicas a realizar licitações para conceder os serviços de transporte urbano, implantar regime de bilhete único, instalar conselhos de transporte com a participação da sociedade civil e elaborar laudos demonstrando o impacto dos incentivos concedidos e determinando os valores máximos das tarifas. O prazo para a adoção dessas medidas é de dois anos. O projeto propõe ainda um desconto mínimo de 75% nas tarifas de energia elétrica consumida pelos metrôs e trens metropolitanos.

O relator da matéria, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que os deputados irão receber um texto "muito consistente" para analisarem.