Jornal Correio Braziliense

Politica

Luís Roberto Barroso toma posse no cargo de ministro do STF

Em uma solenidade prestigiada por mais de 1,5 mil convidados e autoridades dos Três Poderes, o constitucionalista Luís Roberto Barroso, de 55 anos, tomou posse na tarde desta quarta-feira (26/6) no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nomeado pela presidente Dilma Rousseff, ele ocupa a cadeira deixada por Carlos Ayres Britto, que se aposentou compulsoriamente em novembro do ano passado, ao completar 70 anos.

A cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional pela cantora brasiliense Ellen Oléria. Na sequência, Barroso entrou no plenário acompanhado pelos ministros Celso de Mello, decano do STF, e Teori Zavascki, até então o magistrado com menos tempo de Corte.

Não houve discurso na sessão comandada pelo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, que apenas desejou boas-vindas ao mais novo colega. ;Dou o voto de boas-vindas a Vossa Excelência nesta tribuna. Tenho certeza que Vossa Excelência terá nesta corte um excepcional desempenho;, disse Barbosa.

Barroso fez o juramento feito por cada magistrado que toma posse na Corte. ;Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal em conformidade com a Constituição e as leis da República;, disse.

Antes de chegar ao plenário, Barroso fez uma breve declaração a jornalistas. ;Estou feliz e concentrado no meu trabalho novo. Espero ser capaz de desempenhá-lo bem;, afirmou.

À noite, o novo ministro do Supremo receberá os cumprimentos dos convidados em um coquetel, marcado para uma casa de festas no Setor de Clubes Sul.

A sessão solene de posse foi prestigiada pelos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entre outras autoridades.

Nascido em Vassouras (RJ) e considerado um neoconstitucionalista, Luís Roberto Barroso é o quarto ministro indicado pela presidente Dilma Rousseff para o STF. Ele é um dos mais respeitados advogados do país e reconhecido por conquistar importantes vitórias em processos de grande repercussão social.

Graduado em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ele leciona direito constitucional na instituição e também é professor convidado da Universidade de Brasília (UnB). Casado e pai de um casal de filhos, Barroso morou nos Estados Unidos, onde se tornou mestre, doutor e pós-doutor. A afinidade com o direito vem de berço. Seu pai é aposentado do Ministério Público do Rio e sua mãe, já falecida, era advogada.