Jornal Correio Braziliense

Politica

Projetos que poderiam responder demandas dos protestos estão engavetados

Enquanto milhares de pessoas vão às ruas para mudanças, tramitam na Câmara e no Senado projetos que poderiam dar resposta à maioria das demandas dos manifestantes



Começou com R$ 0,20, mas pode desaguar em milhões de reais a mais para saúde, educação e transporte de qualidade e milhões de reais a menos desviados dos cofres públicos pelo ralo da corrupção. Isso, se o grito dos brasileiros que ecoou pelas ruas das cidades de todo o país nos últimos dias também reverberar no Congresso Nacional. Lá, centenas de propostas de lei que poderiam dar resposta a quase todas as reivindicações da massa de inconformismo que tomou conta do país acumulam poeira. São projetos que tratam desde a melhoria da formação profissional até a reformulação de estruturas institucionais e a destinação de verbas para os serviços públicos.

A pauta é variada. O povo pede que seus impostos sejam traduzidos em escolas de qualidade, hospitais que não deixem pacientes morrerem nas filas e ; o que inicialmente motivou a onda de reclamações ; passagens grátis no transporte urbano para chegar ao trabalho. Também levantam cartazes a favor da garantia de direitos dos casais homoafetivos e para cobrar punição aos políticos corruptos.

Nas duas Casas do parlamento há, pelo menos, 2,5 mil projetos que tratam dessas demandas em tramitação. No discurso dos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), os pedidos vão determinar a pauta a partir de agora.