Jornal Correio Braziliense

Politica

Renan Calheiros pretende votar nova proposta de rateio dos recursos do FPE

Ele vai tentar fechar um acordo com líderes do Nordeste na Câmara dos Deputados para que a Casa vote a matéria em seguida, na quarta-feira (19/6)

Depois de a Câmara dos Deputados derrubar o projeto aprovado pelos senadores que definia novas regras para distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pretende votar uma nova proposta de rateio dos recursos na próxima terça-feira (18/6). Ele vai tentar fechar um acordo com líderes do Nordeste na Câmara dos Deputados para que a Casa vote a matéria em seguida, na quarta-feira (19/6). O prazo é curto: o Supremo Tribunal Federal (STF) deu até 23 de junho para que sejam definidos novos critérios.



"Vamos construir uma solução regimental. Vou reunir os lideres, os que estiverem em Brasília, e os que não estiverem vou consultar por telefone. Para votarmos um novo texto em caráter de urgência na terça e, com isso, criar condições para que a câmara na quarta delibere", disse Renan, na manhã desta quinta-feira (13/5). Na noite dessa quarta-feira (12/6), a Câmara derrubou o texto que já havia sido aprovado pelo Senado.

"Não podemos não votar, seria uma irresponsabilidade total. Estados já não tem condições de fazer investimentos, imagina se perderem o FPE", afirmou Renan. Ele diz que não pretende recorrer ao STF mais uma vez para esticar o prazo, que acabava em 31 de dezembro do ano passado, mas foi prorrogado pela Corte.