Jornal Correio Braziliense

Politica

Diário Oficial traz nomeação de Barroso para Supremo Tribunal Federal

Barroso foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar vaga de ministro do Supremo no fim de maio



Barroso foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar vaga de ministro do Supremo no fim de maio. A 11; cadeira do tribunal está vaga desde novembro do ano passado, por conta da aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto, qua havia completado 70 anos.

A aprovação do nome dele para o cargo no STF ocorreu depois de quase oito horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ele foi aprovado por 59 votos favoráveis e seis contrários. Questionado pelos senadores, Barroso respondeu sobre questões polêmicas, como o julgamento do mensalão. Disse que votará os recursos dos condenados sem qualquer pressão e repetiu que o STF foi duro na análise do caso.

[SAIBAMAIS]arroso deve ser o primeiro a apresentar o voto sobre os recursos dos condenados do mensalão, uma vez que agora é o mais recente ministro a integrar a Corte. Pelas regras do Supremo, a votação se dá por ordem inversa de antiguidade. Em sua carreira, foi advogado de importantes causas julgadas pelo STF, como a união homoafetiva, a liberação de pesquisas com células-tronco e a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos.

Questionado sobre a judicialização de matérias legislativas, Barroso disse que está nas mãos do Congresso evitar que isso aconteça. ;Quando o Congresso atua, o Judiciário deve recuar, a menos que haja uma afronta evidente à Constituição, que é a exceção, e nunca é a regra. Quando o Legislativo não atua, mas existem direitos em jogo, aí sim, inevitavelmente o Judiciário precisa atuar;, avaliou.

Com informações de Diego Abreu