Jornal Correio Braziliense

Politica

Dilma participa da V Cúpula das Potências Emergentes na África do Sul

A cúpula reunirá Dilma, o presidente chinês Xi Jinping, o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh, o presidente russo Vladimir Putin e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma

A presidente Dilma Rousseff participa na quarta-feira (27/3) da V Cúpula das Potências Emergentes BRICS em Durban, na África do Sul, informou seu gabinete nesta segunda-feira.

A cúpula reunirá Dilma, o presidente chinês Xi Jinping, o primeiro-ministro indiano Manmohan Singh, o presidente russo Vladimir Putin e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma. Na cúpula, os líderes devem debater a promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo, a reforma das instituições de governança mundial, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), e a segurança e a estabilidade mundiais.



Também devem avançar nas negociações para criar um novo banco de desenvolvimento liderado pelos cinco países e dedicado ao financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, assim como um fundo de reserva dos BRICS.

Após a cúpula, também na quarta-feira, os líderes do BRICS se reunirão com outros dirigentes africanos, em um seminário em torno do tema "Liberando o potencial africano: a cooperação entre os BRICS e a África em infraestrutura". Os BRICS tiveram em 2012 um PIB conjunto de 15 bilhões de dólares, equivalente a 21% do PIB mundial em valores nominais, segundo dados do FMI.

Seus cinco integrantes ocupam 26% da área terrestre do planeta, possuem 42% da população mundial e 45% da força de trabalho mundial. O comércio intra-BRICS alcançou os 282 bilhões de dólares em 2012, contra apenas 27 bilhões dez anos antes. O comércio Brasil-BRICS cresceu 7,6 bilhões em 2002, a 91 bilhões no ano passado, um aumento de mais de 1000%, segundo a presidênciarasileira.