Com a formação da Mesa do Senado, na última sexta-feira (1;/2), os líderes partidários devem dar prioridade, nesta segunda-feira (4/2), a busca de entendimento para a definição do comando das comissões permanentes no biênio 2013-2014. As legendas já iniciaram o anúncio de alguns nomes, mas os líderes são unânimes em afirmar que as negociações ainda estão em curso.
Maior bancada da Casa, o PMDB tem direito à primeira indicação e, conforme o líder do partido, Eunício Oliveira (CE), deve indicar o senador Vital do Rêgo (PB) para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Segunda maior bancada, o PT indicará Lindbergh Faria (RJ) para a Comissão Assuntos Econômicos (CAE), como informou o líder petista, senador Wellington Dias (PI).
Ainda pela regra da proporcionalidade, o PMDB faz mais duas indicações. O partido decidiu indicar o senador Ricardo Ferraço (ES) para a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), e Waldemir Moka (MS), possivelmente para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
[SAIBAMAIS]Na sequência, o PT faz sua segunda indicação. De acordo com Wellington Dias, o partido já se decidiu pelo nome da senadora Ana Rita (ES), mas ainda discute a escolha da comissão que ela comandará, podendo ser, segundo informou, a de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) ou mesmo a CAS, a partir de negociação a ser feita com o PMDB.
Ainda segundo Eunício, o senador Benedito de Lira (PP-AL) pode ser o indicado para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), pelo Bloco da Maioria. Se o bloco tiver direito a mais uma indicação, Eunício informou que o senador Lobão Filho (PMDB-AL) poderá ser indicado para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
Já o Bloco União e Força indicou os nomes dos senadores Fernando Collor (PTB) e Blairo Maggi (PR), estando o primeiro cotado para a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e o segundo para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Pelo PSDB, o indicado deve ser o senador Cyro Miranda (GO), mas o partido ainda não definiu que comissão irá pleitear.