Dos 81 senadores, chega a 19 o número de suplentes que assumiram o cargo, em definitiva ou temporariamente. Alguns deles ficarão no cargo até o fim da campanha eleitoral uma vez que os titulares retomarão as atividades legislativas e se afastaram para fazer a campanha de seus candidatos a prefeitos.
Este é o caso de Tomás Correia (PMDB-RO), que assumiu uma cadeira no Senado e liberou o presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), para se dedicar aos candidatos a prefeito do partido. Nesta quarta-feira (3/10), assumiu uma das cadeiras do Senado, pela segunda vez desde 2007, o suplente Marco Antônio Costa (PSD-TO). A senadora Kátia Abreu (PSD-TO), titular do mandato, comunicou à Mesa Diretora o seu desligamento dos trabalho legislativos até o fim de janeiro de 2013. Logo no início da nova legislatura a senadora retoma o exercício do seu mandato.
Como já cumpriu as determinações burocráticas para o exercício da atividade parlamentar ao exercer o cargo no início do mandato de Kátia Abreu, o suplente Marco Antônio Costa apresentou apenas suas declarações de bens e outros poucos documentos exigidos pela Mesa Diretora do Senado.