Jornal Correio Braziliense

Politica

Eleitorado feminino é maioria em São Paulo e cresceu 3,3% em relação a 2010

São Paulo ; As mulheres são maioria no eleitorado paulista. Do total de 31.253.317 eleitores do estado, 52,2% são mulheres. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o número de mulheres que votam no estado cresceu 3,3% este ano em relação à eleição anterior., realizada em 2010.

Na faixa de 16 a 17 anos, idade em que o voto não é obrigatório, São Paulo tem 373.140.

São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, representando 22% do total nacional. Só na capital, estão aptas para votar 8.619.170 pessoas. E Borá, na região centro-oeste paulista, a 520 quilômetros da capital, é o município com menor número de eleitores: 1.071.

De acordo com o TRE-SP, em 25 municípios paulistas, a eleição municipal poderá decidida em segundo turno: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Diadema, São José do Rio Preto, Mauá, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Piracicaba, Jundiaí, São Vicente, Bauru, Franca, Guarujá, Taubaté, Barueri, Itaquaquecetuba e Limeira.

No pleito municipal, o segundo turno é realizado em municípios com mais de 200 mil eleitores quando nenhum dos candidatos a prefeito obtém mais da metade dos votos na primeira rodada.

Mais de 2 mil pessoas inscreveram-se para concorrer ao cargo de prefeito nos 645 municípios paulistas. Os candidatos a vereador são mais de 75 mil.

A eleição será no próximo domingo, 7 de outubro.