Rio de Janeiro ; O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse nesta segunda-feira (1;/10) que é bem-vinda a chegada das tropas federais ao estado para garantir a tranquilidade nas eleições do próximo dia 7. Cabral destacou que qualquer tipo de ajuda do governo federal que se some às ações da Secretaria de Segurança Pública é bem recebida.
;Eu acho que o estágio em que nós chegamos na segurança pública no Rio é reconhecido por todos, mas tudo que venha para ajudar ao processo democrático, a transparência, a fortalecer a democracia, a liberdade de ir e vir e do direito do voto, acho maravilhoso. Então, acho que a vinda das Forças Armadas para colaborar com o pleito democrático e garantir a escolha da população a seus candidatos é maravilhosamente bem-vinda;, disse.
[SAIBAMAIS] De hoje até a próxima segunda-feira (8/10), cerca de três mil homens da Marinha e do Exército ficarão responsáveis pelo esquema de segurança das eleições municipais no Rio. Eles vão atuar em diversas comunidades não pacificadas, dominadas pelo tráfico de drogas ou milicianos, como o Complexo da Maré, na zona norte, e a Vila Kennedy, na zona oeste.
Apesar da redução da taxa de homicídios no estado, Cabral ressaltou a necessidade das unidades policiais de pacificação chegarem a todas as comunidades. ;Os saldos são muito bons. Estamos entre as [capitais] com menor taxa de homicídios. Temos ainda um desafio muito grande com comunidades para serem pacificadas. Estamos enfrentando o tráfico de drogas, as milícias com muita coragem e com grandes resultados.;