Jornal Correio Braziliense

Politica

Políticos enaltecem ex-presidente do STF Maurício Corrêa

O único nome do DF a ter ocupado cargos no Executivo, Judiciário e Legislativo

Josie Jeronimo
Erich Decat
Gabriel Mascarenhas

Das lutas pela redemocratização do país ao mais alto posto do Judiciário, a trajetória do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Maurício Corrêa sempre foi marcada pela política. O perfil mais técnico da magistratura, em relação ao exercício do Legislativo, não apagou a veia política do militante que lutou contra a ditadura, relatam amigos que acompanharam a carreira do ex-constituinte que se aposentou como presidente do STF. Representando o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que está em viagem à Argentina, o vice-governador Tadeu Filippelli lembrou que, mesmo à frente do Supremo, Corrêa se conservou como um ;político- jurista;.


;É inquestionável a luta desse homem pela redemocratização do país. Outro fato interessante é que ele também lutou pela representatividade política de Brasília. É uma pessoa que ao longo da sua vida pública e política foi extremamente exemplar. Ele nunca se submetia a qualquer gesto que representasse uma violência contra aquilo que pensava;, afirmou o vice-governador, durante o velório de Corrêa no Salão Branco do STF.

A presença de parlamentares, juristas e integrantes do governo federal nas cerimônias de homenagem ao ex-ministro, ontem, indicam o trânsito construído por Corrêa ao longo de sua vida pública. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) afirmou que o ex-ministro foi o representante público de maior relevância da capital brasileira. ;Dos políticos do Distrito Federal, ele foi o que ocupou cargos mais importantes nos Três Poderes;, lembrou. Além da homenagem de Rollemberg, do Congresso o ex-ministro recebeu reverência dos presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que enviaram coroas de flores para a cerimônia de despedida.

Leia reportagem completa na edição deste domingo (19/02) do Correio Braziliense.