Jornal Correio Braziliense

Politica

Ministro Maurício Côrrea é velado no Salão Branco no STF



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, esteve no velório do ministro Maurício Corrêa, realizado no Salão Branco do STF, na manhã deste sábado (18/02), onde fez um pronunciamento lamentando a morte.

;É uma perda inevitável e um sentimento muito doloroso no caso de parentes e amigos. Mais doloroso, em particular, em relação a mim. Ele era presidente do Supremo e me recebeu. Tivemos um relacionamento muito próximo. Ele foi um constituinte de atuação marcante e vai deixar muita saudade, estamos todos de luto. Essa é a última homenagem do Supremo a um de seus mais ilustres ministros;, disse.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também esteve no velório. ;Nós que vivemos em Brasília há algum tempo, ficamos com uma lembrança do ministro não só como magistrado, mas como militante combativo da ditadura. Ele deixa a imagem de um democrata extremamente firme em suas convicções;, disse.

Cerca de 200 pessoas já passaram pelo Salão Branco desde as 10h, quando o velório começou. Entre elas, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Otávio Augusto Barbosa; o presidente do PMD, Valdir Raupp (RO); e o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luiz Inácio Lucena Adams.

[SAIBAMAIS];O Maurício Corrêa é um homem honrado, um exemplo a ser seguido. Ele deixa um legado, uma história de vida muito bonita;, disse Raupp.

A presidente Dilma Rousseff, que não está em Brasília, enviou uma coroa de flores em homenagem ao ministro.

O enterro está programado para as 17h, no Cemitério Campo da Esperança.

Maurício Corrêa faleceu na noite de ontem, aos 77 anos, após uma uma parada cardiorrespiratória. Na última segunda-feira, o ministro foi submetido a um implante de marcapasso cardíaco e se recuperava em casa. Na tarde de ontem, ele passou mal e chegou a ser internado, mas não resistiu.