Jornal Correio Braziliense

Politica

Futuro de Roriz deve ser decidido hoje durante julgamento da Ficha Limpa

Foi retomado nesta quinta-feira (16/2), às 14h40, o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) pela validade da Lei da Ficha Limpa. Até agora, o placar está quatro a um a favor da aplicação da lei nas eleições deste ano. Seis ministros ainda não votaram: o presidente do STF, Cezar Peluso, e os ministros Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. Ricardo Lewandowski é o primeiro a votar e já deixou claro que é a favor da validade da lei.

Na quarta-feira (15/2), primeiro dia de votação, os ministros Joaquim Barbosa , Luiz Fux, Rosa Weber e Cármen Lúcia, se posicionaram pela validade da lei tanto em relação à inelegibilidade decorrente da renúncia, o caso do ex-senador Joaquim Roriz, quanto para políticos condenados por órgão colegiado. O ministro Dias Toffoli discordou deste último ponto, alegando que a inelegibilidade só vale para quem tem condenação definitiva e só pode alcançar o candidato após o trânsito em julgado da sentença.

Apesar de ainda não terem votado, os ministros Lewandowski e Ayres Brito já se manifestaram em outras ocasiões a favor da Lei da Ficha Limpa. Se nenhum ministro do STF mudar a posição de votos anteriores, a tendência é de que a lei seja mantida.