Jornal Correio Braziliense

Politica

Deputado Jilmar Tatto é escolhido novo líder do PT na Câmara

O PT anunciou nesta terça-feira (7) a escolha do deputado Jilmar Tatto (SP) como novo líder do partido na Câmara. Um acordo com a participação do deputado Paulo Teixeira (SP), líder do PT em 2011; o presidente da Câmara, Marco Maia; e o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), permitiu o fim do impasse interno para a escolha da liderança. Por esse acordo, ficou definido que o deputado José Guimarães (CE) será o líder do PT em 2013.

Jilmar Tatto disse que a decisão teve como foco a unidade do PT para lidar com temas polêmicos em 2012. Ele afirmou que, entre as prioridades, está o projeto que cria o fundo de previdência dos servidores públicos federais (PL 1992/07), que pode ser votado ainda neste mês.

Segundo Tatto, a liderança do PT estará conectada com os interesses do Governo Dilma no Legislativo. José Guimarães, por sua vez, disse que vai se empenhar no apoio aos candidatos do PT nas eleições municipais deste ano.

O nome do novo líder será oficializado nesta tarde, em reunião da bancada do partido.

Perfil
Em 2011, Tatto foi 3; vice-presidente nacional do PT e vice-líder do partido na Câmara. Ele está em seu segundo mandato como deputado federal e já presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Casa.

Tatto iniciou sua militância nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica e foi um dos coordenadores da Pastoral da Juventude de Santo Amaro. Filiado ao PT desde 1981, foi deputado estadual por São Paulo e secretário municipal de Abastecimento, de Implantação das Subprefeituras, de Transportes e de Governo na gestão de Marta Suplicy (PT) na prefeitura de São Paulo (2001-2004).