Jornal Correio Braziliense

Politica

Lula recebe visita de Haddad durante segunda sessão de radioterapia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva submeteu-se na quinta-feira (5) à segunda sessão de radioterapia para tratar um câncer na laringe diagnosticado no fim de outubro. Após o procedimento, realizado na manhã de ontem, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Lula recebeu a visita do ministro da Educação e pré-candidato do PT à prefeitura da capital paulista, Fernando Haddad. Assim como Lula, o ministro utilizou uma entrada reservada do hospital e evitou contato com a imprensa.

Antes de ir ao Sírio-Libanês, o ex-presidente compareceu ao velório do padre Adelino de Carli, amigo pessoal que deu apoio aos movimentos grevistas na região do ABC paulista na década de 1980. Carli morreu na manhã de quarta-feira, aos 83 anos, no Rio de Janeiro. O enterro foi na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo (SP).

Após a cerimônia, Lula chegou ao hospital, por volta das 10h30, e deixou o local às 12h50. Além da sessão de radioterapia ; que durou cerca de 20 minutos ;, ele passou por avaliação com um fonoaudiólogo e um dentista. O ex-presidente será acompanhado por esses profissionais para minimizar os transtornos causados com o tratamento. Os efeitos colaterais, como sensibilidade na região irradiada pela radioterapia, além de dificuldades na fala e para engolir alimentos, devem se intensificar a partir da terceira semana. A previsão é que a terapia dure de seis a sete semanas, com sessões diárias, menos nos fins de semana.

Segundo o presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, que acompanhou Lula nas últimas duas idas ao hospital, o ex-presidente da República ;passa bem; e não tem compromissos públicos agendados para o período do tratamento. No entanto, Okamoto disse que Lula deve despachar na sede do instituto, na Zona Sul de São Paulo, dependendo dos efeitos da radioterapia.

Desfile

A equipe médica responsável pelo ex-presidente acredita que o ciclo de tratamento será encerrado antes da semana de carnaval. A ideia é que Lula faça uma aparição no desfile da escola de samba Gaviões da Fiel, que lhe prestará uma homenagem em São Paulo.

A participação de Lula nas festividades paulistanas, no entanto, depende da recuperação do ex-presidente. A radioterapia é a etapa mais agressiva do tratamento, pois os tecidos cancerígenos são, literalmente, queimados pelos feixes de radiação.

Quando o tumor de Lula foi identificado, tinha 3cm de diâmetro. Desde o início do tratamento, em novembro, houve redução de 75% no câncer. Segundo os médicos, não há necessidade de ser realizada uma intervenção cirúrgica.

Hélio Costa sofre princípio de enfarte

O ex-ministro das Comunicações Hélio Costa sofreu um princípio de enfarte na noite de quarta-feira, em Belo Horizonte. De acordo com informações da família, o peemedebista estava deitado quando sentiu uma dor forte no peito e foi levado para o hospital Biocor. Segundo o próprio ex-ministro, ele foi submetido a um cateterismo e passou a quinta-feira internado para acompanhamento. ;Ontem (quarta) não me senti bem e vim ao Biocor. Foi diagnosticado quadro de angina (dor no peito devida ao baixo abastecimento de oxigênio no músculo cardíaco) e recomendado cateterismo, o que foi feito com sucesso;, publicou em sua conta no Twitter, por volta das 15h de ontem.