Jornal Correio Braziliense

Politica

Presidente Dilma se reúne em Caracas com Cristina Kirchner e Evo Morales

CARACAS - A presidente Dilma Rousseff manteve nesta sexta-feira, em Caracas, reuniões com seus pares de Argentina, Cristina Kirchner, e Bolívia, Evo Morales, visando aprofundar as relações bilaterais, especialmente nas áreas de energia e comércio.

Os três líderes estão na capital venezuelana para participar da cúpula de fundação da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), iniciada nesta sexta-feira com a participação de 30 mandatários da região.

Em seu encontro com a presidente argentina, Dilma cumprimentou Cristina Kirchner por sua reeleição e manifestou o "interesse em ampliar a integração produtiva" entre os dois países. "Temos uma série de reuniões agendadas e há muitos empresários brasileiros investindo na Argentina e muitos argentinos investindo no Brasil. Não se trata apenas de ampliar as relações comerciais, queremos construir redes que sejam complementares, que possam estreitar ainda mais nossas relações econômicas", destacou Dilma.

Kirchner qualificou de "excelente" a reunião com Dilma Rousseff, com quem tem "uma visão comum do que está ocorrendo no mundo e das ações que devemos adotar precisamente para conseguir que a região tenha crescimento econômico e inclusão social".

Dilma e Cristina abordaram temas gerais e não se aprofundaram em questões específicas, destacaram responsáveis de ambos governos, evitando responder sobre a situação dos bloqueios comerciais na fronteira comum.

A presidente brasileira também se encontrou hoje com Evo Morales, com quem decidiu expandir as relações bilaterais. "O Brasil está disposto a auxiliar a Bolívia em tudo o que for necessário, especialmente na área energética". Podemos cooperar com a Bolívia "basicamente na geração de energia elétrica em algumas regiões", destacou Dilma.

Evo Morales não fez declarações após o encontro.