Em menos de um mês, a presidente Dilma Rousseff se reunirá com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Nos dias 3 e 4 de dezembro, Dilma estará na Ilha Margarita, onde participa da Cúpula América Latina e Caribe (Celac). O encontro estava previsto para o primeiro semestre deste ano, mas foi adiado por causa do tratamento de combate ao câncer a que Chávez se submete.
A visita foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Antes da Venezuela, a presidente irá ao Paraguai. Nos dias 28 e 29 de novembro, ela participa, em Assunção, da reunião dos chefes de Estado e de Governo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Depois, em 10 de dezembro, Dilma estará na Argentina. Em Buenos Aires, ela participa da cerimônia de posse da presidenta reeleita Cristina Kirchner. Em janeiro, a Argentina foi o primeiro país visitado por Dilma quando ela se reuniu com as Mães e Avós da Praça de Maio ; movimento que combate os crimes ocorridos durante a ditadura argentina (1966-1973) e investiga o desaparecimento de crianças nesse período.
Na semana anterior ao Natal, a presidenta deve ir a Montevidéu, no Uruguai. O governo do presidente José Pepe Mujica está na Presidência temporária do Mercosul. Devem dominar as discussões a crise econômica internacional e a retomada das negociações do bloco com a União Europeia.