Cerca de 460 bombeiros do Rio de Janeiro estão participando de uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Eles querem a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que cria um piso salarial nacional para policiais e bombeiros militares, seja votada ainda hoje (12) na Câmara dos Deputados.
À tarde, os representantes do movimento foram recebidos pelo assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopes Feijó. De acordo com o líder dos bombeiros, cabo Beneveluto Daciolo, Feijó ligou para o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para tentar incluir a votação da PEC 300 na pauta do dia. ;Viemos até aqui para clamar que entre em pauta ainda hoje a votação da PEC 300. Acreditamos que o governo, de forma sensível e inteligente, vai colocar em pauta essa proposta;, disse o cabo.
Caso as reivindicações não sejam atendidas, os bombeiros continuarão a manifestação em frente ao Palácio do Planalto. ;Só vamos sair no momento que entrar em pauta. Somos cerca de 460, mas temos entre 10 e 20 ônibus aguardando caso seja necessário permanecer aqui;, afirmou Daciolo.
Antes de procurar o governo federal, os bombeiros tentaram dialogar com o governo do estado do Rio de Janeiro. ;Não fomos atendidos. Estamos clamando por socorro na esfera federal;. De acordo com Daciolo, há um movimento de paralisação nacional dos profissionais de segurança pública previsto para o próximo dia 9 de agosto.