O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), apresentou nesta segunda-feira (11/7) dois pedidos de investigação sobre o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Eunício de Oliveira (PMDB-CE). Bueno ingressou com representação criminal na Procuradoria-Geral da República e com ação cível na Procuradoria da República no Distrito Federal para que os órgãos investiguem denúncias de fraude em licitação da Petrobras cometida pela empresa Manchester, que pertence ao peemedebista.
[SAIBAMAIS]Reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo no fim de semana denuncia que a Manchester Serviços Ltda. e a Petrobras seriam responsáveis pela fraude em uma licitação de R$ 300 milhões para contratação de serviços ligados à produção de petróleo e gás na camada pré-sal da Bacia de Campos. Por meio de nota, Eunício Oliveira afirmou que está afastado da empresa desde 1998.
Para o líder do PPS, as denúncias são ;da maior gravidade; e precisam ser investigadas ;porque sobram evidências de que procedimentos ilegais foram adotados para beneficiar um aliado do governo;.
;Há uma fundada suspeita de envolvimento do representado [Eunício Oliveira] nos fatos elencados. Embora ele alegue estar afastado da direção da empresa da qual detém 50% do capital, não é menos certo de que se trata de um dos próceres do PMDB, gozando de grande prestígio político e inquestionável influência sobre setores do governo. Mas, para afastar qualquer dúvida sobre a retidão e a lisura do comportamento de um senador da República, é fundamental que a Procuradoria-Geral da República abra uma investigação ; talvez com o auxílio da Polícia Federal ; para investigar os fatos relacionados;, diz Bueno nas representações.