O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso compareceu nesta segunda-feira ao velório de Itamar Franco no Palácio da Liberdade. FHC deixou de lado as antigas divergências e mostrou seus sentimentos pela morte do colega ex-presidente, por quem Fernando Henrique declarou estar "chorando de saudades".
FHC afirmou que deve a Itamar a confiança por tê-lo convidado a entrar na equipe econômica que capitaneou o Plano Real. "Devo a Itamar por ter aberto espaço para um obscuro político na época. Um sociólogo, e não um economista", lembrou.
Sobre a paternidade do Plano Real, feito que era disputado entre os dois ex-presidentes, Fernando Henrique declarou: "(O Plano Real) foi feito por uma equipe, a qual eu chefiei. Mas nada disso teria sido feito sem o apoio irrestrito de Itamar". FHC ainda lembrou que, apesar de não acreditar inicialmente no sucesso do plano, Itamar confiou irrestritamente.
O governador Antonio Anastasia afirmou que Minas perde, com Itamar, sua grande reserva moral. Anastasia lembrou ainda as grandes perdas que Minas sofreu nos últimos seis meses, com as mortes de Eliseu Resende, José Alencar e, agora, Itamar Franco.