ASUNCIÓN - A presidente brasileira Dilma Rousseff foi recebida nesta quarta-feira pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo, em um encontro no qual discutiram temas para aumentar a integração de ambos os países, informou o assessor especial da presidência brasileira para assuntos internacionais, Marco Aurelio Garcia.
Na reunião a portas fechadas, "a presidente Dilma insistiu que um dos princípios fundamentais da política externa brasileira é que (...) não teremos um país rico ao lado de países pobres", afirmou Garcia após o encontro, à margem da Cúpula do Mercosul.
Os presidentes "discutiram projetos para o futuro", afirmou o porta-voz, como a instalação de uma linha ferroviária entre os dois países, além do crescente interesse de empresários brasileiros de se instalar no Paraguai.
O Paraguai, que cresceu 15% em 2010, busca atrair empresários garantindo o abastecimento de energia, graças a uma nova linha de transmissão que comunicará a represa binacional de Itaipú com Assunção a partir de dezembro de 2012.
No ano passado, o Brasil exportou ao Paraguai no valor de 2,547 bilhões de dólares (51% a mais que em 2009) e importou 611 milhões.
A corrente de comércio no ano foi de 3,159 bilhões de dólares, com superávit para o Brasil de 1,936 bilhões de dólares.