Jornal Correio Braziliense

Politica

Dilma diz que o governo é a ampla coalizão dos partidos da base

Ao dar posse nesta segunda-feira (13/6), no Palácio do Planalto, aos ministros Ideli Salvatti, de Relações Institucionais, e Luiz Sérgio, da Arquicultura e Pesca, a presidenta Dilma Rousseff adotou um tom de aproximação com os partidos que compõem a coalisão de governo. Dilma convocou os partidos da base para "trabalharem juntos".

"Para trilhar esses caminhos e fazer o que o país espera de nós precisamos trabalhar todos juntos. O governo não é só o Poder Executivo, mas a ampla coalisão que soubemos pactuar e que representa, antes de mais nada, o povo que nos elegeu", disse a presidenta durante a cerimônia de posse de Ideli Salvatti na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e de Luiz Sérgio no Ministério da Pesca.

[SAIBAMAIS]A troca foi definida pela presidenta no final da semana passada. No início da semana, Dilma já havia feito a primeira mudança em seu ministério, substituindo Antonio Palocci, por Gleisi Hoffmann, na Casa Civil.

Gleisi disse, ao assumiu a Casa Civil, que estará centrada na gestão dos programas executados por outras pastas, o que suscitou dúvidas quanto ao desempenho do governo na articulação política com o Parlamento, papel que era executado por Palocci. Ela teria um perfil mais técnico.

Hoje, a presidenta fez questão de desfazer o que ela chamou de dicotomia entre as áreas técnicas e políticas. "Do meu ponto de vista, não existe dicotomia entre um governo técnico e um governo político. Valorizo muito a capacidade técnica e a gestão eficiente. Mas, simultaneamente, tenho a convicção que as decisões políticas constituem a base das decisões governamentais".

"A importância que o meu governo atribui à atividade política se reflete na compreensão de que a continuidade das grandes transformações necessárias ao desenvolvimento econômico e social do Brasil só podem nascer da negociação, a articulação de interesses e da nossa capacidade de identificar afinidades e convergências, onde, a primeira vista, só parecem existir o conflito e a diferença", disse a presidenta.

Dilma fez questão ainda de enfatizar o respeito de seu governo às demais instituições de Poder. "Sem dúvida a afinidade de meu governo com a política se manifesta no imenso respeito pelo Congresso Nacional e pelo Poder Judiciário, base dos poderes constituídos junto com o Executivo", disse a presidenta.