Patrícia Scofield
De volta à militância política como presidente de honra do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou a organização política do PSDB, em entrevista concedida à TV dos Trabalhadores, TVT, disponível no site da emissora. "A crise do PSDB é a crise da fragilidade ideológica de um partido político. Ou seja: um partido que não sabe se é PSDB, se é PMDB, se é DEM. Ou seja: é um partido com muita dúvida, que não tem um perfil ideológico definido", afirma Lula.
De acordo com o ex-presidente, os tucanos enfrentam a "disputa interna" entre o ex-governador de São Paulo, José Serra, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador Aécio Neves (MG).
Lula disse ainda que nos estados onde os tucanos têm representantes "as pessoas estão desconfortáveis". "Eles (PSDB) têm o PT como adversário principal e o PT precisa juntar todos os diferentes para que a gente possa vencer os antagônicos", completou.
O ex-presidente comentou sobre a reforma política, em discussão no Congresso Nacional. Ele confirma que se comprometeu com o PT a participar dos debates, "para transformar o tema em interesse nacional". Segundo Lula, é preciso ouvir os partidos políticos, movimentos sindicais e sociais.
A íntegra da entrevista vai ao ar nesta quarta-feira, às 19h, no programa "Seu Jornal". Na região do ABC Paulista e Grande São Paulo, a TVT pode ser vista no canal 48, UHF.