Jornal Correio Braziliense

Politica

PSDB e DEM esboçam parceria nas disputas municipais de 2012

Enquanto PT e PMDB se preparam para correr separados nas eleições de 2012, PSDB e DEM ensaiam as estratégias nas disputas municipais. Na próxima semana, tucanos e democratas iniciarão conversas a fim de elaborar chapa nas principais cidades. Ontem, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), reuniu-se com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o secretário-geral do partido, deputado Rodrigo de Castro (MG). Em pauta, a coligação com o DEM nos estados.

De acordo com Aécio, haverá esforço do partido para repetir a parceria da eleição presidencial em todos os municípios com mais de 200 mil habitantes. ;Achamos que esse é o momento de anteciparmos as coligações. Onde o DEM for mais forte, vamos de DEM. Onde o PSDB for mais forte, vamos de PSDB, mesmo se for necessário haver intervenções nacionais, para já criar um ambiente de parceria. Vamos pegar essas cidades com mais de 200 mil eleitores, definir uma estratégia e anunciar que nós vamos estar juntos, se possível em 100% dessas cidades.;

O senador mineiro afirmou que o presidente da sigla deve ser reeleito ;de forma natural e consensual; na convenção do partido, em maio. Aécio rejeitou a hipótese de o DEM se fundir ao PSDB. De acordo com o parlamentar, a antecipação da discussão das coligações põe fim à especulação sobre a fusão. ;O entendimento é o seguinte: diferentemente de outros anos, quando disputamos entre nós e acabamos prejudicando um ao outro, este ano não vai haver isso.;

Leque
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou aos colegas de partido que tomará por tarefa a tentativa de desalojar a oposição da prefeitura e do governo de São Paulo a partir do pleito municipal do ano que vem. Durante encontro com prefeitos e políticos paulistas do PT, Lula pediu que a legenda costure o máximo de alianças, tendo em vista a ameaça de José Serra (PSDB), cogitado pelos tucanos como possível candidato a prefeito. O ex-presidente ainda pediu que o partido escolha o candidato à prefeitura até o fim do ano. Se necessário, Lula garantiu que subirá no palanque para levar o PT de volta ao comando da maior cidade do país. ;Eu quero participar das eleições de 2012;, avisou. Lula falou por 40 minutos para uma plateia de petistas que incluía 32 prefeitos, 21 deputados estaduais, 3 deputados federais e os ex-ministros José Dirceu e Luiz Dulci, em Osasco, região metropolitana de São Paulo.

Três novos ministros indicados para o STJ
A presidente Dilma Rousseff indicou três novos ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os nomes de Antônio Carlos Ferreira, 54 anos; Ricardo Villas Bôas Cuêva, 48; e Sebastião Alves dos Reis Júnior, 46, foram publicados na edição de ontem do Diário Oficial da União. Os três constavam nas listas enviadas ao Palácio do Planalto para vagas da advocacia. Antes das nomeações e das posses, as indicações terão de ser aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e pelo plenário da Casa.