Jornal Correio Braziliense

Politica

Senado aprova prioridade de restituição do IR para professores

Mesmo com parecer de inconstitucionalidade do relator Jayme Campos (DEM-MT), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje (19) projeto de lei em caráter terminativo que prioriza a restituição do Imposto de Renda a professores, após o pagamento aos idosos. O autor da matéria, Cristovam Buarque (PDT-DF) estabelece que terão prioridade na devolução os contribuintes que tenham como maior fonte de renda o magistério.

A matéria será apreciada agora pela Câmara dos Deputados. O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), chegou a alertar para a inconstitucionalidade da matéria, mas foi voto vencido. No parecer, o relator ressalta que a matéria é ;incompatível; com a legislação constitucional.

O Inciso 2;, do Artigo 150 da Constituição que trata de proibições à União, estados e municípios, proíbe ;instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente;, inclusive ;qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos;.

O relator acrescentou que, para ser legítima ;uma discriminação positiva;, a proposta deve atender ao princípio da razoabilidade. ;Ninguém nega a importância do ensino e da atividade desempenhada pelos professores. Todavia, outras atividades, como a medicina, são igualmente importantes, não se justificando um tratamento favorecido do magistério em relação a elas.;