A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata derrotada às eleições presidenciais em 2010, Marina Silva (PV), vai a Belo Horizonte (MG) nesta terça-feira (19/4) para discutir a renovação no comando do Partido Verde e buscar apoio na briga contra o presidente da legenda, José Luiz Penna (SP).
O racha entre os dois chegou ao ponto alto em março, quando a Executiva Nacional do PV aprovou a prorrogação do mandato de Penna, que já presidente o partido há 12 anos, por mais um ano, gerando o descontentamento da ala de Marina. Desde então, ela está percorrendo diversos estados do país para discutir propostas de democratização da legenda.
;;A ampliação do mandato, segundo seus proponentes, é necessária para a realização de seminários, discussões e aprovação de propostas de democratização do partido. Não creio que o aprofundamento da democracia possa ser feito através da supressão, mesmo que temporária, da pouca democracia ainda existente;;, criticou Marina, em artigo publicado em seu site.
Além da troca de comando, Marina defende maior autonomia para os diretórios estaduais e municipais e uma ampliação das discussões com a sociedade civil.
Cidadã Honorária
Durante sua passagem pela capital mineira, Marina receberá o Título de Cidadania Honorária da Câmara Municipal de BH. Ela será homenageada, às 19h, no Plenário Amynthas de Barros. O Título de Cidadania Honorária é concedido pelo Poder Legislativo de Belo Horizonte a pessoas que, mesmo não tendo nascido na cidade, são consideradas belo-horizontinas por sua atuação relevante e serviços prestados à cidade.