Jornal Correio Braziliense

Politica

Viagem oficial à Espanha leva parlamentares a jogo clássico de futebol

Uma viagem oficial da Câmara dos Deputados servirá para que o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e o deputado federal Romário (PSB-RJ) marquem presença no clássico espanhol entre Barcelona e Real Madrid, no próximo dia 16.

Acompanhados pelo primeiro-secretário da Casa, Eduardo Gomes (PSDB-TO), o filho e assessores de Maia, a comitiva viajará à capital espanhola, Madri, sob pretexto de conhecer sistemas de energia eólica e encontrar parlamentares espanhóis. O prato principal da excursão, no entanto, é mesmo o clássico de futebol.

A viagem oficial de Maia, Romário, Gomes e companhia terá início na próxima quinta-feira, dia 14. A partida será no sábado. Somente no dia de retorno da comitiva, no domingo, os deputados cumprirão a principal agenda do tour, um encontro com o presidente do parlamento espanhol, José Bono Martinez.

A viagem será integralmente custeada pela Câmara ; à exceção da passagem e da hospedagem do filho de Maia. Segundo o presidente da Câmara, o fato de a viagem ter sido marcada justamente para a data do jogo entre Barcelona e Real Madrid foi uma coincidência.

Ele garante só ter tomado conhecimento do ;calendário; pelo deputado Romário ; a partida válida pelo campeonato espanhol foi agendada em meados do ano passado. ;Poderia ser qualquer outra atividade, poderia ir ao teatro, vou pagar tudo do meu bolso. Vou hoje (quinta-feira) ao Rio Grande do Sul e assistirei ao jogo do meu time, o Grêmio. Queria convidá-los, inclusive, para ver comigo o jogo. Há algum crime nisso?;, questiona Maia.

O presidente da Câmara ainda pediu aos jornalistas que não tratassem o tema com ;malícia;, mas não conseguiu justificar o porquê da ida de Romário, que não ocupa cargos na Mesa Diretora da Câmara, à Espanha.

Agregado
Segundo Maia, o ex-jogador não estava na lista inicial da comitiva. Acabou entrando a pedidos. ;Ele (Romário) demonstrou interesse e falei que poderia vir, como deputado da Casa. É um fim de semana, não há nenhuma proibição. O Romário é um deputado como outro qualquer, está fazendo um trabalho belíssimo sobre o tema da síndrome de Down;, justificou o presidente da Câmara. Maia ainda alegou já ter visitado mais de 60 países a turismo, sempre com dinheiro próprio.

Durante a viagem à Espanha, ele garantiu que a agenda será extensa e, além do jogo, os três parlamentares darão uma entrevista ao jornal El Pais para falar sobre a conjuntura brasileira e o volume de investimentos espanhóis no Brasil previstos para os próximos anos. Em relação ao encontro com Martinez, Maia diz que terá como motivação a preparação do encontro dos parlamentos de países do G-20 na Coreia do Sul. Outro tema da conversa com o parlamentar espanhol será a deportação maciça de brasileiros que tentam entrar na Espanha.

Senado, enfim, proíbe o nepotismo

O Senado aprovou ontem ato que oficializa decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir o nepotismo. Durante reunião da Mesa Diretora, os senadores editaram uma norma afirmando o óbvio: que o Decreto n; 7203/10, que proíbe a contratação de parentes na administração pública, também vale para a Casa. O documento, na avaliação dos parlamentares, apenas oficializa uma proibição que já existia e serve para lembrar os senadores de que não é permitido contratar cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade até o terceiro grau.