Jornal Correio Braziliense

Politica

Justiça do Rio solta manifestantes presos após protesto contra Obama

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) acatou na manhã desta segunda-feira (21/3) o pedido de habeas corpus em favor de 12 manifestantes presos durante o protesto contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil. O protesto ocorreu no centro do Rio, na última sexta-feira (18), em frente ao Consulado dos Estados Unidos, que foi atingido por uma bomba incendiária de fabricação caseira, conhecida como coquetel molotov.

[SAIBAMAIS]Os nove homens detidos no Presídio de Água Santa e as três mulheres que passaram o fim de semana na Penitenciária Bangu 8 foram soltos no início da tarde. Ontem (20), a Vara da Infância e da Juventude concedeu liberdade ao único menor apreendido na manifestação. Todos foram acusados pela polícia de tentativa de incêndio, lesão corporal e depredação patrimonial.

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE) anunciou que vai denunciar às autoridades internacionais e comissões de direitos humanos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e da Câmara dos Deputados o tratamento dado aos presos em Água Santa que, segundo o sindicato, tiveram as cabeças raspadas e ficaram presos em celas comuns. A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que está apurando as denúncias e deve divulgar, ainda hoje, uma nota sobre o caso.