Jornal Correio Braziliense

Politica

Obama discursa no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O presidente dos EUA, Barack Obama, discursou agora há pouco no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Obama iniciou a sua fala em português. "Alô, cidade maravilhosa!' e ;Boa tarde a todo o povo brasileiro", disse arrancando aplausos dos presentes.

Em seguida, disse que compreendia o esforço dos presentes porque no momento em que discursava havia o jogo do Vasco com o Botafogo. Obama afirmou saber da ;paixão do brasileiro; pelo futebol.

Para homenagear o Brasil, Obama lembrou a música de Jorge Benjor. "Eu nunca imaginei que esse país seria muito mais lindo do que eu via nos filmes, e como diz o cantor: um país abençoado por Deus e bonito por natureza.

Bem-humorado, o presidente lembrou do valor afetivo da sua viagem ao Brasil. Lembrou que sua mãe se apaixonou pelo Brasil ao assistir o filme Orfeu do Carnaval, filmado no Morro do Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio, e que foi peça teatral encenada no próprio Theatro Municipal.

;Nunca minha mãe imaginaria que minha primeira visita ao Brasil seria como presidente dos Estados Unidos;, afirmou Obama. ;Também nunca imaginaria que este país é mais bonito ainda. Vocês são um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza;, disse ele, citando o ;verde; e o ;mar;.

O líder americano destacou a importância do Brasil no novo cenário mundial. "A cada dia é um país que apresenta mais soluções. Antes vocês precisavam dos outros, agora são vocês que ajudam os outros países", disse.

"Esse país não é mais o país do futuro. As pessoas do Brasil precisam saber que o futuro já chegou e é hora de colher esses frutos. Eu estou aqui para dizer que o povo americano, não apenas, reconhece o sucesso do Brasil, mas torce pelo sucesso do Brasil"

Obama lembrou que os EUA foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil.

Democracia
Obama não falou sobre a ofensiva militar contra Kadafi, governante da Líbia, que começou no sábado e tem os EUA como principal coordenador.

Obama enfatizou que a democracia é caminho para o progresso. "Nós entendemos que a democracia deve ser fortalecidade constantemente. Nós entendemos que nenhuma nação pode impor o seu desejo sobre outra nação", comentou.


Mas complementou que existem direitos universais que devem ser respeitados. "Temos que apoiar esses direitos em todos lugares."

Para acompanhar o discurso de Obama, no Theatro Municipal foram convidados cerca de 2,5 mil convidados. A lista vai desde políticos, artistas, futebolistas e empresários, como Eike Batista, Pelé , Alcione, Martinho da Vila, Lázaro Ramos, Gilberto Gil e Thaís Araújo.

O Theatro Municipal foi inaugurado em 1909, mas recentemente passou por uma revitalização, em 2007. Foram três anos de obras que custaram R$ 65 milhões. Localizado na Cinelândia, na região central do Rio, o prédio reúne obras de arte de artistas consagrados, como Eliseu Visconti.

Com informações da Agência Brasil