Jornal Correio Braziliense

Politica

Conheca casos de parentes que vivem o dia a dia da política na capital

Gleise Hoffmann (PT) elegeu-se senadora pelo Paraná, um dos colégios eleitorais mais importantes do país, com mais de 3 milhões de votos. Agora, no Senado, é parlamentar de total confiança da presidente Dilma Rousseff e, constantemente, monta guarda no plenário para defender os interesses do governo. Paulo Bernardo está no Poder Executivo há seis anos. Figura influente no Partido dos Trabalhadores, ocupou o Ministério do Planejamento até 2010. Atualmente, comanda a pasta das Comunicações. Quando deixam o trabalho e chegam em casa, Gleise e Bernardo têm outras preocupações que vão além das atividades políticas. Eles são casados.

O exemplo da parlamentar e do ministro não é exceção quando se trata de pessoas da mesma família que ocupam cargos importantes ; eletivos ou não ; na Esplanada dos Ministérios. O grupo inclui, por exemplo, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) e o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, pai e filho respectivamente; e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e a mulher, a deputada Iracema Portella (PP-PI).

O dia a dia de Gleisi e Paulo Bernardo, juntos há mais de uma década, desde que ele era deputado federal e ela trabalhava na liderança do partido na Câmara, é muito atribulado. Todos os dias, são reuniões, compromissos públicos e decisões importantes a serem tomadas. As agendas, dificilmente, têm pontos em comum e os encontros em horário de trabalho são esporádicos.

Mesmo assim, o casal tenta não levar as atividades da Esplanada para casa. Especialmente, na presença dos filhos, um menino de 9 anos e uma menina de 5. ;Na frente das crianças, damos um tempo. Mesmo se quiséssemos conversar sobre política na frente dos dois, não seria possível, eles não dão trela. Querem aproveitar o tempo conosco para curtirem a nossa presença;, comenta Paulo Bernardo.

Depois do término da campanha, quando passava a maior parte do tempo em viagens pelo estado, Gleisi tenta retomar a rotina na capital. O garoto, durante a corrida eleitoral, reclamava da ausência da mãe. A menina, ainda sem entender direito o motivo de tanta correria, também estranhava a situação. Agora, a senadora faz questão de levar o casal de filhos à escola todos os dias. À noite, ela e o ministro jantam em família e aproveitam para brincar com os pequenos.

;Nós sabemos que a nossa vida não é normal, como a da maioria das pessoas. Porém, tentamos amenizar isso ao máximo. A convivência é natural. Evidentemente, nós conversamos sobre política e escuto muitos conselhos do Paulo, mas preservamos a nossa família;, afirma Gleise.

Sessão
Com mais experiência no mundo da política, Paulo Bernardo sempre demonstra interesse nas atividades parlamentares de Gleise. Quando os dois abriram um espaço nas agendas para uma sessão de fotos para o Correio, o ministro quis saber como tinha sido o discurso dela naquele dia no Senado. Orgulhosa, ela contou que presidiu a sessão e que tudo tinha corrido bem.

;É claro que procuro conversar muito com o Paulo, que passou três legislaturas na Câmara. A troca de ideias é natural;, completa a senadora, enquanto mais uma mensagem dela é postada no Twitter, rede de microblogs utilizada diariamente pelos dois.