Jornal Correio Braziliense

Politica

Senado: Partidos não indicam seus representantes para comissões permanentes

A expectativa de que as comissões permanentes do Senado Federal passariam a funcionar a partir desta terça-feira (22/2) não se confirmou. As comissões só poderão ser instaladas depois que todos os partidos com representação no Senado indicarem os senadores que irão integrar os colegiados, o que ainda não ocorreu.

[SAIBAMAIS]O senador Delcídio Amaral (PT-MS), que deverá ser eleito presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), por exemplo, já havia previsto a pauta da primeira reunião, nesta terça-feira. A primeira tarefa do grupo seria sabatinar dois nomes indicados pela Presidência da República para a direção do Banco Central (BC), Sidnei Corrêa Marques e Altamir Lopes. Mas isso deve ficar para a próxima semana: sem as indicações do DEM, Bloco de Apoio ao Governo e do bloco liderado pelo PMDB, a CAE tem indicados até agora apenas seis dos seus 27 integrantes.

De acordo com dados da Secretaria Geral da Mesa desta segunda-feira (21), o PSDB já apresentou todas as suas indicações para as comissões. Também estão adiantados o PTB e o PSOL. Por outro lado, o DEM, o Bloco de Apoio ao Governo e o bloco liderado pelo PMDB não apresentaram qualquer nome para compor as comissões, a não ser os que já formam a Comissão de Constituição e Justiça, instalada no dia 9 de fevereiro.

O Senado tem, ao todo, 11 comissões permanentes. Seus presidentes já foram indicados pelos líderes partidários, mas as comissões devem, ainda, realizar uma eleição para formalizar estas indicações.