Jornal Correio Braziliense

Politica

Corte no Orçamento não atinge fiscalização e licenciamento ambiental

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta quinta-feira (17) que os cortes no orçamento da pasta não vão atingir as atividades de fiscalização e licenciamento ambiental. A contenção de gastos com diárias e passagens não deve ser estendida ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

;Tivemos cortes na área de custeio em torno de diárias e passagens, mas o Ibama e o ICMBio não foram objeto disso. As atividades de fiscalização, de licenciamento, de combate a incêndios florestais estão devidamente preservadas;, assegurou.

Izabella disse que o ministério ainda está definindo que áreas e programas terão recursos redistribuídos para respeitar os novos limites de gastos previstos pelo Ministério do Planejamento. ;Estamos fazendo uma avaliação interna sobre programas em que, eventualmente, vamos ter que fazer realocação de recursos;.

Sem divulgar o valor do corte, a ministra disse que a perda não será tão grande quanto em outros ministérios. ;Não serão valores tão expressivos comparativamente ao resto da esplanada [dos Ministérios], porque o MMA não tem orçamento de bilhões, nosso orçamento é de cerca de R$ 1 bilhão;. O ministério também tem outras fontes de recursos, além Orçamento da União, como o Fundo Amazônia, que tem US$ 1 bilhão em caixa.