Líderes partidários do Senado fecharam acordo para a divisão de 10 das 11 comissões que ainda não iniciaram trabalhos nessa Legislatura.
Alvo da disputa do PT e PSDB, a Comissão de Infraestrutura ficará com os tucanos. O PT ficou com a vice-presidência do grupo, mas cederá a Blairo Maggi (PR-MT).
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), saiu insatisfeito da disputa. "Quando não tem uma regra clara, se usa o que for mais interessante para quem tem o poder." Costa também adiandou que o PSB ficou com a presidência da Comissão de Fiscalização e Meio Ambiente. O senador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg será o presidente da comissão.
A partir da próxima semana, as comissões do Senado começam a funcionar. O líder do governo na Casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que na terça-feira a Comissão de Assuntos Econômicos, que será presidida por Delcídio Amaral (PT-MS), deverá sabatir dois indicados do Planalto para cargos no Banco Central.
Veja como ficou a distribuição das comissões:
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) - presidente Delcídio Amaral (PT-MS), vice-presidente Lobão Filho (PMDB-MA)
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) - Fernando Collor (PTB-AL) , vice, Cristovam Buarque (PDT-DF)
Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) - Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); vice-presidência com o DEM;
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) - presidência com o DEM; vice, Casildo Maldaner (PMDB-SC);
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) - presidência e vice-presidência com o PT;
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) - Acir Gurgacz (PDT - RO); Waldemir Moka (PMDB-MS);
Comissão de Educação (CE) - PMDB fica com a presidência; a vice-presidência fica com o PSDB;
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) - presidência com o PSDB; vice com Blairo Maggi (PR-MT);
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informação (CCT) - presidência com Eduardo Braga (PMDB-AM); vice com Gim Argello (PTB-DF);